Blog Layout

A Importância do Aquecimento no Treinamento

Prof. Fernanda Macedo
"O principal objetivo do aquecimento como um todo, é preparar o corpo, para a demanda do treino."
O aquecimento se torna uma das partes mais importantes do treino, e normalmente é a parte que as pessoas menos gostam de fazer e acabam abrindo mão deste momento, quando precisam diminuir o tempo do treino por alguma razão. 

EXPLICANDO AS PARTES DO AQUECIMENTO: 

LIBERAÇÃO MIOFASCIAL (AUTO): Quando os professores orientam iniciar o treino com a auto liberação, temos como objetivo, fazer com que os músculos tenham uma melhor irrigação sanguínea (que acontece através da fricção com rolo, bolinhas, sticks), promovendo um aquecimento muscular e possibilitando uma amplitude maior de movimento articular. Se a orientação for utilizar a técnica no final do treino, o objetivo passa a ser de minimizar as dores musculares tardias, através de um relaxamento da musculatura, buscando um realinhamento das fibras e levando mais O² para o músculo, favorecendo a regeneração muscular.

AQUECIMENTO GERAL: Nessa parte, são utilizados exercícios que trabalham o corpo de uma forma mais global, visando o aumento da temperatura corporal e da frequência cardíaca. Busca-se a familiarização com ferramentas que serão utilizadas nos treinos, juntamente com estímulos de coordenação motora e agilidade.

AQUECIMENTO ESPECÍFICO: Cada articulação do nosso corpo tem uma função primária, sendo mobilidade ou estabilidade. Para se ter eficiência nos movimentos, é preciso que as articulações desempenhem seu papel. Caso contrário, os movimentos serão executados com compensações, o que a longo prazo, traz desconfortos, dores e futuras lesões. Nessa parte, são inseridos exercícios que corrijam as disfunções identificadas em cada caso e também exercícios que potencializem as funções, tornando o movimento de maior qualidade.

EXERCÍCIOS COMPLEMENTARES: É o espaço destinado para alongamentos ou exercícios corretivos necessários e que não estão prescritos dentro da classificação apresentada acima.

IMPORTANTE: Existem outras formas de se estruturar um bom aquecimento. Essa organização vai ser definida pelo professor que prescreve o treino. Com alguns alunos, são utilizados exercícios ou sequência de movimentos ( GFE, GFM) que estimulam o trabalho das funções articulares de uma forma mais geral e divertida. Estes exercícios entram como uma outra alternativa para deixar esta parte do treino mais dinâmica, eficiente e interessante. Por isso, é de suma importância conversas constantes com os professores, para identificar qual a melhor forma de ajustar isso individualmente.

Em resumo, o principal objetivo do aquecimento como um todo, é preparar o corpo, para a demanda do treino, através de um trabalho que visa o aumento da temperatura corporal e frequência cardíaca, possibilitando uma redistribuição sanguínea e melhorando a irrigação dos músculos. Temos também, através do trabalho específico, uma preocupação com as funções primárias das articulações, onde o objetivo é estimular a lubrificação da estrutura e corrigir alguma disfunção percebida na avaliação inicial do aluno( free pass ), ou mesmo durante os treinos. Ao final de toda a sequência de aquecimento, se espera a melhora nos padrões de movimento e o entendimento de que o corpo é uma unidade, integrando todos os sistemas, resultando em maior eficiência no treino e também na diminuição das chances de lesões articulares e musculares. 

 Frente a todas essas informações, deixar o aquecimento de lado, definitivamente não é uma boa estratégia. O ideal numa situação de tempo reduzido para o treino, ou quando o aluno acha a sequência “chata”, é conversar com um professor, para que seja reorganizado e se torne mais específico para a demanda do dia de treino ou para a necessidade de correção de movimento, buscando otimizar o tempo e deixando o momento mais prazeroso. 

Então, agora, nada de matar aquecimento hein?!
Publicidade
Por Felipe Nunes 11 jan., 2022
“Professor, não quero fazer exercícios para membros superiores, pois não quero ficar com os braços grandes!" A cada episódio, vamos responder dúvidas de nossos alunos, ou ainda, desmistificar crenças da grande maioria das pessoas com relação ao exercício/ treino. 🎯Hoje a aula é com o professor Felipe @nunessfelipe Esperamos que vocês gostem!!! Depois de assitir: ❤CURTE para dar uma moral ao artista  🚀COMPARTILHA com quem precisa dessa informação 💬 COMENTA para nos contar o que achou da informação 📩SALVA para consultar depois! #bproacademia #treinamentofuncional #treinodeforça #treinointegrado
Por Felipe Nunes 11 jan., 2022
“Professor, faço todas as repetições de um lado e do outro, ou alterno?" A cada episódio, vamos responder dúvidas de nossos alunos, ou ainda, desmistificar crenças da grande maioria das pessoas com relação ao exercício/ treino. 🎯Hoje a aula é com o professor Felipe @nunessfelipe Esperamos que vocês gostem!!! Depois de assitir: ❤CURTE para dar uma moral ao artista 🚀COMPARTILHA com quem precisa dessa informação 💬 COMENTA para nos contar o que achou da informação 📩SALVA para consultar depois! #bproacademia #treinamentofuncional #treinodeforça #treinointegrado
Por Bruno Marcinkowski⠀ 07 dez., 2021
Professor, a prancha é um tipo de abdominal? A cada episódio, vamos responder dúvidas de nossos alunos, ou ainda, desmistificar crenças da grande maioria das pessoas com relação ao exercício/ treino. 🎯 Hoje a aula é com o professor Bruno @brunomarcinkowski Esperamos que vocês gostem!!! Depois de assitir: ❤ CURTE para dar uma moral ao artista 🚀 COMPARTILHA com quem precisa dessa informação 💬 COMENTA para nos contar o que achou da informação 📩 SALVA para consultar depois! #bproacademia #treinamentofuncional #treinodeforça #treinointegrado #tempodeintervalo
Show More
Share by: